
O início:
O Rito Antigo e Primitivo de Memphis é herdeiro das tradições maçônicas do século XVIII. Sua origem vem da Maçonaria Oculta dos Filósofos Parisienses, dos Irmãos Arquitetos Africanos de Bordéus, da Academia dos Verdadeiros Maçons de Montpellier, do Rito de Pernety d'Avignon e, acima de tudo, do Rito Primitivo, dos Filadélfia de Narbonne.
É neste Rito Primitivo da Filadélfia - estabelecido em 1779 em Narbonne pelo Marquês de Chefdebien - que o Rito primitivo e antigo de Memphis traça a origem de seus princípios e a forma de sua organização.
O regime foi dividido em três classes de maçons que receberam dez graus de instrução. Essas classes e graus não eram a designação de tal ou qual título, mas denominações de coleções que podiam ser estendidas em um número infinito de graus.
A terceira classe composta por quatro capítulos Rosacruz se ocupava da Maçonaria do ponto de vista esotérico e estudava particularmente as ciências ocultas. O Rito primitivo de Narbonne foi adicionado ao Grande Oriente em 1806. Mas em abril de 1815, houve, em Montauban, o renascimento do Rito.
O Rito primitivo de Narbonne, em 1798, havia sido importado para o Egito por oficiais do exército de Bonaparte, que haviam fundado uma Loja no Cairo. Foi nesta Loja que teve lugar a iniciação de Samuel Honis, que veio para a França em 1814, fundou em Montauban em 1815, uma grande Loja com o nome de Os Discípulos de Memphis, com a assistência de Gabriel Marconis de Nègre, do Barão Dumas, o Marquês de la Roque, de J. Petit et Hippolyt Labrunie, antigos irmãos do Rito. O Grão-Mestre era F. Marconis de Nègre. Após várias intrigas, esta Loja foi colocada em quarentena em 7 de março de 1816. Os trabalhos foram retomadas em 1826 por uma parte de seus membros sob a obediência do Grande Oriente da França. Anos mais tarde, vários irmãos, entre os quais Etienne Marconis de Nègre, filho do Grão-Mestre dos Discípulos de Memphis e um alto grau do Rito de Misraim, tiveram a ideia de reunir todos os graus dos diferentes Ritos praticados até então, consolidando-os nos princípios adotados em Montauban.
_____________________________________________________
Cronologia do Rito:
1838 - O irmão Jean-Etienne Marconis de Nègre, escritor, nascido em Montauban em 3 de janeiro de 1795, filho de Gabriel Marconis de Nègre, desperta o Rito de Memphis instalando em Paris, no Prado, em 23 de março de 1838 a Grande Loja Osiris, e em Bruxelas em 21 de maio na Loja de Bonaventure.
1851 - O irmão Marconis funda em Londres, em 16 de julho, a Grande Loja Os Sectários de Ménès e institui o Grande Mestre do Irmão Berjean para a Inglaterra. Após algumas acusações que surgiram durante o ano de 1850 contra a Maçonaria em geral, a autorização para reunir é retirada para as Lojas do Rito de Memphis e para as da Grande Loja Nacional. Os Memphis Lodges re-quarentena em 23 de dezembro.
1856 - O Grande Hierofante Marconis se rende aos Estados Unidos, onde estabelece em 9 de novembro em Nova York, um Grande Conselho Soberano de 94o grau com o Irmão David Mc Leilan como Grão-Mestre.
1861 - O irmão Harry Seymour sucede ao irmão Mc Leilan como Grão-Mestre do Conselho Geral Soberano dos Estados Unidos. Em julho, o Grande Hierofante estabelece uma patente para a constituição nos Estados Unidos de um Soberano Santuário sob o grande domínio do Irmão Seymour. Esta é ratificada pelo Grande Oriente da França, em 3 de setembro, e registrada em seu Grande Livro de Selos, sob o número 28.911.
1868 - Morte do Grande Hierofante Marconis.
1881 - Os Soberanos Santuários dos Estados Unidos, Inglaterra e Itália nomeiam o General Garibaldi Grande Hierofante grau 97 em setembro. Mas o Egito, autorizando-se da sucessão direta ao Governo Supremo da Ordem, após a morte do Grande Hierofante Marconis, rejeita o conhecimento da legitimidade desta nomeação. (De qualquer forma, a questão foi resolvida de forma conciliatória em 1900).
1902 - A autonomia do Rito de Misraim desaparece na França. O irmão J. Yarker sucede ao irmão delli Oddi como Grande Hierofante. Constituição pelo Soberano Santuário da Inglaterra do Soberano Santuário da Alemanha. Grande Mestre: Théodor Reuss.
1913 - O Grande Hierofante John Yarker morre em 20 de março. O título de Grande Hierofante é concedido ao Irmão Théodor Reuss, Grão-Mestre da Alemanha
1934 - Constant Chevillon, pertencente ao Soberano Santuário da França, emite a patente para a Criação do Soberano Santuário do Chile e da América Latina. O Soberano Grande Conservador Geral do Chile tornase Il. H. León Tournier Perron, após sua morte, Il. H. Neftali Molina Riquelme, que obteve uma nova patente de Il. H. Platounof do Soberano Santuário Belga do Rito de Memphis em 20 de maio de 1954, em outubro de 1958 em Bruxelas, Bélgica, o Convento Mundial do Rito de Memphis é celebrado e o Il. H. Neftali Molina Riquelme como Grande Curador Geral de Rito para o Chile e a América Latina. Em 8 de dezembro de 1993, Il. H. Harrison B. López Grossling é nomeado Soberano Grande Conservador Geral do Rito de Memphis para o Chile e a América Latina.
1960. O Grão-Mestre Geral Charles Henry DUPONT 96°, designa em 13 de agosto de 1960, por escrito, o Irmão Robert AMBELAIN 96° como seu sucessor à frente dos Ritos Unidos de Memphis Misraim. Em 1 de outubro de 1960, Charles-Henry Dupont faleceu aos 84 anos. Nesse mesmo ano, Robert Ambelain nomeou Grão-Mestre Fermin Vale Amestí como seu Grande Representante para a América Latina.
1982. O 99° Grande Mestre Mundial Robert AMBELAIN nomeia o Irmão Gérard KLOPPEL 98° como Grande Mestre Substituto Mundial. Filiação Memphis-Mizraim
1996. Juan Vicente Núñez Álvarez recebe o Grau de Grão Conservador, legado de Roberto Ambelain, Fermín Vale Amestí, em dezembro deste ano recebe o Grau de Grão Patriarca da Ordem de Memphis.
1997. Ex-Grão-Mestre Mundial Robert AMBELAIN, faleceu em 27 de maio de 1997.
1998. Criação, em 24 de janeiro de 1998, do Soberano Santuário Internacional "Coordenação Internacional", Grão-Mestre Mundial, Irmão Georges Claude VIELLEDENT.
1999. O Grande Oriente da França desperta do sonho de mais de um século, a Grande Ordem Egípcia, herdeira do Rito de Mênfis do Grande Hierofante Marconis de Negre. Juan Vicente Núñez é nomeado e empossado Chefe Nacional da Venezuela, à frente do Templo Místico Latino-Americano de Memphis. Fermín Vale Amestí morre na cidade de Caracas.
2006. Juan Vicente Núñez herda o legado e a filiação como Soberano Grande Conservador Geral do Antigo e Primitivo Rito Oriental de Memphis, Montauban 1815. Recebendo a designação de seu Grau 96o.
2007. Em 17 de janeiro, é fundado o Soberano Santuário Soberano de Memphis para a República Bolivariana da Venezuela. O despertar do Rito na América começa.
2008. Em 5 de outubro, o Grande Hierofante dos Ritos Unidos Memphis - Mizraim, Gerard Kloppel morre
2009. O Rito Desperta na América, com a Instalação de Soberanos Santuários e Templos Místicos sob Patentes do Soberano Grande Conservador Geral, Juan Vicente Núñez, nos EUA. Canadá, México, Nicarágua, Brasil, Peru, Argentina, Uruguai e Paraguai. Equador e República Dominicana instalaram santuários sob a corrente espúria, Gabirro. Esses santuários permaneceram independentes e hoje não funcionam.
2010 - Em 23 de maio faleceu: Very S. H. Harrison B. López Grossling; Soberano Grande Conservador Geral do Rito de Memphis - Mizraim para o Chile e América Latina, e em sua substituição, assume que já havia sido anteriormente designado, o Very S.H .; Eduardo Cerda Silva, 33° 66° 90° 97° continuador e herdeiro da linha de; Ele muito sub. H.; Meftali Molina Riquelme e del Muy Sub., H; Harrison Lòpez G.
2011. O Santuário Soberano da Colômbia é instalado em 13 de junho. Sob a Carta de Patente S.G.C.G. Juan Vicente Nunez Alvarez.
2011. A reestruturação e reorganização do Santuário Soberano do México e da Argentina é decretada em 12 de agosto. Sob o decreto imperial do Soberano Santuário Geral.- S.G.C.G. Juan Vicente Nunez Alvarez.
2011. Em 5 de setembro, o Soberano Santuário Nacional da República do Paraguai é formalmente instalado, sendo designado como I: .P: .H:. Julio Cesar Duarte González Grande Curador Geral de Rito do Paraguai.
2011. Em 10 de setembro, o Soberano Santuário Nacional da República Federativa do Brasil é formalmente instalado, sendo designado I: .P: .H:. Sergio Sargo, 33° 95° Grande Curador Geral de Rito no Brasil.

2017. Em 21 setembro de 2017, a I: .P: .H:. Dolores Clemência Ugarte Gangotena, 33° 66° 95° 96° é nomeada como a nova Soberana Grande Conservadora Geral do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Montauban 1815 do Soberano Santuário Misto do Brasil .
2019. Com o adormecimento do I: .P: .H:. Juan Vicente Nunez Alvarez, o I: .P: .H:. Edgardo Samaniego herda o legado e a filiação como Soberano Grande Conservador Geral do Antigo e Primitivo Rito Oriental de Memphis, Montauban 1815.
