Como Maçons, somos amantes da verdade, da sabedoria e do dever cumprido.
Eu, Dolores Clemência Ugarte Gangotena, Soberana Grã Conservadora Geral do Soberano Santuário Misto do Rito Primitivo de Memphis 1815, tendo recebido em setembro de 6017 o grau 96 e entrado para o conselho dos Magis ( os Magis foram os fundadores da Persia e apareceram na Ásia nos tempos primitivos, transmitiram seus ensinamentos aos Brâmanes, e, depois chegaram ao Egito), ao olhar para trás dos meus 35 anos de vida maçônica, fico imaginando o farfalhar de todos estes anos dedicados aos estudos, trabalho maçônico e lavor beneficente. Passa pela minha cabeça tudo que foi vivido, fico imaginando e lembro com brandura os idos áureos tempos que não me trazem arrependimento mais sim muita satisfação do dever bem cumprido.
Primeiro fui iniciada numa loja para-maçônica, depois tive minha iniciação no Rito Escocês Antigo e Aceito, fundei a maçonaria mista no Equador a Loja Mista Libertad #1. Vários anos se passaram cheguei ao grau 33. Aqui no Brasil, fui uma das fundadoras do Grande Oriente Maçônico Panamericano e do Supremo Conselho Panamericano. Passei ao Rito Antigo e Primitivo de Memphis galgando todos os graus até chegar ao último, o 96°.
Nossa principal aspiração é o aperfeiçoamento do ser humano e sua reintegração aos seus princípios e direitos através da busca do conhecimento e da verdade, da prática das virtudes e do combate aos vícios.
